Acerca de mim

A minha foto
Um blog escrito para partilhar a todos os corredores as minhas experiências. Meu nome é Rui Alves e moro na Guarda, Portugal, onde desfruto do que considero ser um bom aliado dos treinos - altitude. Tenho 47 anos de idade e comecei a correr aos 42. Fiz a minha primeira meia maratona a 9 de Janeiro de 2015 em Amarante, a minha terra Natal e desde então tenho desenvolvido uma paixão constante por ser melhor, aprendendo todos os dias algo de novo. Pretendo partilhar as experiências e os erros que vou vivendo e cometendo de forma a poderem ser alvo de interesse na comunidade do "Running". Espero que aproveitem a viagem e o destino destes "Passos de Corrida".

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Ovar 2016 - Detalhes de uma prova que quero recordar e voltar


Dia 02 de Outubro, um dia agradável para fazer uma Meia Maratona, temperatura amena pouco nublado, o pequeno almoço às 07.00 foi ligeiro mas energético (pão com mel, sumo, banana e uma barra de cereais). A viagem até Ovar foi, tal como previsto, rápida desde Amarante. A ansiedade é alta e a minha mente já só revia os dígitos previamente estudados: 21, 42, 61 ou 63 e 84. 
Às 09.00 estava no Salão Paroquial de Ovar. 
A primeira dificuldade, tal como no ano anterior, foi o levantamento do dorsal. Há sempre muita gente a fazê-lo no próprio dia e tem que se ter uma boa dose de paciência para se lidar com certas impaciências. Louvo o esforço e espírito de ajuda de todos os membros da organização para resolver todos os problemas. 
Estacionei o carro, preparei dorsal e o chip, e já são 09.45.... Já só deu tempo de fazer o aquecimento com uma corrida lenta até à partida.
Tal como já previ a partida foi bem no final do pelotão de 1950 corredores. Era o pior lugar possível para o objectivo mas como pensamento positivo lembrei-me que não estive que estar à "seca" para ter um bom lugar de partida. Foi um instante que se passou até ao arranque da prova.
Tiro de partida e cronómetro a funcionar, (pensei em só o ligar na linha de partida, mas decidi fazê-lo antes porque sabia que íamos ter referência aos tempo de prova ao longo do percurso). Os números foram revistos, 21, 42, 61 ou 63 e 84...
Quilometro 1 - (5'10'') Pronto lá se foi um minuto a andar a passo, subir passeios, correr em "ziguezague"...... De onde raio é que saiu tanta gente?
Quilometro 2 - (4'01'') O declive ajudou toda a gente a manter um ritmo bom e já é mais fácil ir passando pelos mais lentos. A ligeira subida ajuda a marcar diferença de ritmos mais lentos e apesar do piso empedrado e algumas ruas estreitas não ajudarem consigo passar sem perder muitos segundos. ("21" é a primeira meta e já sei de antemão que não chego a tempo).
Quilometro 3 e 4 - (3'52'') Agora sim, dá para escolher boas trajectórias, estar focado no ritmo, e se o próximo for assim ainda se recupera algo.
Quilometro 5 - (3'47'') O declive deu para ganhar mais uns segundos sem aumentar o esforço. Estava perto da primeira meta (21' para 5250m) e passando aqui com 20'43 significava que estava com 40 segundos de atraso. Se conseguir manter o ritmo nesta fase de subida pode não dar para 84, mas deve dar para abaixo de 85...e portanto siga. Um pouco de água e uma esponja para refrescar no próximo km.
Quilometro 6 - (3'59'') Nada a fazer, a subir nem os santos ajudam...
Quilometro 7 - (3'49'') Boa, mais uma ajuda do declive...
Quilometro 8 - (3'59'') Pois... não desce sempre, mas espera lá, ainda assim ganhei um segundo.... vamos lá... 
Quilometro 9 - (3'45'') Estou a "rolar" abaixo dos 3'40'' e sei que a dificuldade é a próxima subida, depois é fazer a máquina entrar em piloto automático. A próxima etapa está já ali...
Quilometro 10 - (3'54'') Subida? Qual subida? Estás bem... força... já passou e a mais difícil foi ainda mais rápida que as outras... 
42 é a marca que tinha que passar aos 10.5km, e estou com 42'25'', está perto, mas 2 segundos por km é tanto e tão pouco... Só que não te esqueças que tens 300m extra a fazer que são quase 1 minuto, portanto "cota" estás na verdade a 1'25 do teu objectivo.... mexe-te caramba!!!
Quilometro 11 - (3'47'') Estás na parte descendente até ao furadouro... respira... Olha ali família, vais ficar na foto... sorri.... Obrigado filha, obrigado esposa... 
Quilometro 12 - (3'49'') Estás bem...força...
Quilometro 13 - (3'53'') Olha o mar... aproveita... a seguir é sempre a subir... ligeiramente mas a subir... tanta gente... caramba que bonito... se a prova fosse toda assim nem se dava conta... 
Quilometro 14 - (3'58'') pois... agora é aguentar e sofrer um pouco... 
Quilometro 15 - (3'57'') Tens ali um escudo, cola-te a ele... se não se importar vai ser a tua ajuda, e parece que corre para 1.24.00... não o deixes e segue perto.
63 era a meta para passar aos 15.750.... mas aqueles metros fazem-te ter 30 segundos de atraso...
Quilometro 16 - (3'53'') Ele está a andar bem e tu segues... Se não fossem aqueles 300m estarias bem abaixo do objectivo... mas não serve de nada lamentar... segue-o.
Quilometro 17 - (3'51'') Boa... Já só faltam 4km e pouco....
Quilometro 18 - (3'58'') O cansaço já se nota... mas não desistas... vai....
Quilometro 19 - (3'54'') Vamos tentar um ultimo puxão... e deixar a boleia... Obrigado amigo de Ovar....
Quilometro 20 - (3'50'') Estás cansado... Mas é já ali... o teu "amigo" aproveitou a tua boleia.... Também merece....
Quilometro 21 - (3'53'') Os 97m finais são na verdade 400, mas como diz o amigo Bruno é hora de "meter a faca nos dentes" e dar tudo... O "amigo de Ovar" é mais forte que tu e passa bem rápido....
A meta ali a frente o cronómetro a contar.... 1:23'58... 1.23'59... 1:24'00... 01... 02... 06 .... 
1:24:06....
Caramba.... foi por pouco.... 84 era o objectivo final... falhado por 6 segundos... 
No entanto a pequena tristeza deu lugar à alegria de ter feito uma nova marca pessoal, tirando mais de um minuto à anterior marca e por isso esta prova vai ficar para sempre na minha memória...
Uma nota de destaque à organização que mais uma vez nos proporcionou uma corrida bem organizada, com detalhes importantes, como o de divulgar marcas de passagem em pontos intermédios, as esponjas para refrescar, com a presença dos melhores atletas nacionais que são sempre referências para mim e um conjunto de presentes no final da prova que só me fez lembrar o jeito que me dava ter ter uma carrinho de supermercado por perto.


Estes foram os meus "Passos de corrida" em Ovar na minha décima Meia Maratona. 
Para o ano os números certamente serão outros... Mas a prova é para repetir.



2 comentários: