Acerca de mim

A minha foto
Um blog escrito para partilhar a todos os corredores as minhas experiências. Meu nome é Rui Alves e moro na Guarda, Portugal, onde desfruto do que considero ser um bom aliado dos treinos - altitude. Tenho 47 anos de idade e comecei a correr aos 42. Fiz a minha primeira meia maratona a 9 de Janeiro de 2015 em Amarante, a minha terra Natal e desde então tenho desenvolvido uma paixão constante por ser melhor, aprendendo todos os dias algo de novo. Pretendo partilhar as experiências e os erros que vou vivendo e cometendo de forma a poderem ser alvo de interesse na comunidade do "Running". Espero que aproveitem a viagem e o destino destes "Passos de Corrida".

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Corrida do conhecimento deveria ser corrida da AMIZADE

Dia 21/10/2018 realizou-se a EDP Running Wonders de Coimbra. Esta competição que engloba 3 provas (caminhada, corrida de 10km e meia maratona) tem início na Universidade de Coimbra (Património Mundial da humanidade pela UNESCO). 
Mas sendo aí um dos pontos altos da prova, será que é o destaque desta competição? Certamente que não e passo a explicar-me.



É precisamente na margem oposta à universidade, (onde imponente não deixa de estar presente), que pelo segundo ano consecutivo se une um dos melhores valores que mais respeito no desporto e em particular na corrida. A amizade.
Pelo segundo ano no final destas provas os atletas GuardaRunners juntaram-se para um almoço convívio. 
No mesmo espaço partilha-se a alegria das conquistas, a desilusão dum dia menos bom, mas acima de tudo o prazer de estarmos juntos. E neste momento a única coisa que realmente importa é a simplicidade e felicidade de estarmos juntos. 


Esta união já é fruto do facto de treinarmos juntos, de conhecermos os objectivos de cada um e de os respeitarmos. 
Somos também um grupo que já é uma força viva da cidade da Guarda (com mérito da direcção) com relevância na cidade na promoção da prática de desporto, em particular do atletismo.
Há momentos que quando captados evidenciam claramente este espírito de equipa num desporto que a maioria pensa que é individual:




O percurso da prova não é tão acessível como possa parecer, mais porque, ao contrário do que se possa pensar, os primeiros 4 quilómetros sendo maioritariamente em descida acentuada provocam um desgaste que se nota a posteriori ao longo da prova. Positivamente a estrada no parque foi arranjada com piso novo o que tornou mais agradável a corrida este ano em comparação com o ano passado. 

No entanto se houvesse alguma dificuldade em ultrapassar qualquer momento da corrida tínhamos disponível (e desde já o meu agradecimento à autarquia), o autocarro para nos levar.




A vitória na meia maratona foi conseguida pelo António Rocha mas teve que fazer um sprint final fortíssimo (como se pode verificar abaixo) para conseguir ultrapassar a GuardaRunner Paula Alves no dia da  sua estreia em provas. 

Em femininos a Inês Monteiro conseguiu também a vitória na Meia Maratona. 

No próximo ano espero que haja oportunidade para fazer mais provas com este espírito de camaradagem e AMIZADE, porque isso é ser um GuardaRunner.

Quanto a minha prova essa foi dentro do que planeei rumo ao Porto, mas isso são outros "Passos de corrida".


4 comentários:

  1. Rui, obrigada pelas tuas palavras, que encaixam tão bem em todos nós que temos o prazer de partilhar estes momentos!!!
    E o sprint final foi TOP, a Paula estava quase, quase...

    ResponderEliminar
  2. Esta tudo dito!
    Palavras perfeitas para o momento perfeito!

    ResponderEliminar
  3. É isso aí, Rui!
    Nada mais a acrescentar!!!!��

    ResponderEliminar