Acerca de mim

A minha foto
Um blog escrito para partilhar a todos os corredores as minhas experiências. Meu nome é Rui Alves e moro na Guarda, Portugal, onde desfruto do que considero ser um bom aliado dos treinos - altitude. Tenho 47 anos de idade e comecei a correr aos 42. Fiz a minha primeira meia maratona a 9 de Janeiro de 2015 em Amarante, a minha terra Natal e desde então tenho desenvolvido uma paixão constante por ser melhor, aprendendo todos os dias algo de novo. Pretendo partilhar as experiências e os erros que vou vivendo e cometendo de forma a poderem ser alvo de interesse na comunidade do "Running". Espero que aproveitem a viagem e o destino destes "Passos de Corrida".

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

30ª Meia Maratona de Ovar - Porque gosto tanto de cá vir

Realizou-se no dia 07 de Outubro a 30ª Meia Maratona Cidade de Ovar.
Pelo 4º ano consecutivo marquei presença nesta prova que é uma das provas onde já faço questão de estar presente e que considero das melhores provas do país. Este ano mais uma vez incorporada novamente no meu plano de treino para a Maratona do Porto, acabou por ser um dia memorável onde superei o meu recorde pessoal à meia maratona, uma marca que à meses atrás jamais pensaria alcançar.
Mas esta corrida tem outros aspectos que se tornam muito importantes a considerar para quem gosta de seleccionar as suas provas anuais: 


O percurso é rápido um pouco sinuoso e com ligeiro sobe e desce nos primeiros 6 km por percorrermos as ruas do interior da cidade. Para quem esteja bem posicionado na partida, não terá grande dificuldade, mas os demais terão alguns problemas em estabilizar um ritmo rápido e constante. A partir do oitavo quilometro, depois de ultrapassada a maior ligeira subida é sempre plano e descida, nas duas avenidas que levam ao Furadouro, e no regresso com passagem ao lado da ria até ao quilometro 19. Na ponta final mais um pouco de dificuldade ascendente, mas já é muito próximo do final.


O ambiente é fantástico quer por ser uma prova mítica, das mais antigas do país, mas também porque a cidade se envolve muito na prova, apoiando constantemente os atletas, em particular no inicio e fim da prova (por ser no centro da cidade), mas também no Furadouro (para mim o momento alto da corrida), onde as pessoas e o mar nos dão a energia necessária para o que falta da prova.


Os abastecimentos e brindes são do melhor que encontrei nas várias provas que fiz. A organização (AFIS e todos que se associam a esta prova) estão de parabéns pela forma como tratam todos os atletas nas mais variadas provas. Abastecimentos com água e esponjas aos 5, 10, 15 e 20 km's, e no final um conjunto vasto de brindes que dão para restabelecer as energias gastas nesta prova e sobra para mais duas ou três seguintes.
E claro os delicioso Pão-de-ló, que só de lembrar já dá água na boca.



Encontrar amigos e grandes é também um dos pontos altos desta prova que junta corredores e amantes da modalidade do Norte a Sul do País. E há os atletas e amigos que nos acompanham e muito bem nestas andanças.


Quanto aos vencedores foram da meia maratona:
Masculinos: 
1º Nuno Lopes – SCP – 01:03:57
2º Rui Pinto – SLB – 01:04:51
2º Licínio Pimentel – SCP – 01:05:01

Femininos
1ª Catarina Ribeiro – SCP – 01:11:09
2ª Inês Monteiro – SCP – 01:11:35
3ª Carla Martinho – RD Águeda – 01:14:16

Claro que o meu destaque vai para o segundo lugar da Inês Monteiro e também o 3º Lugar em veteranas da Sabina Neca, as grandes atletas da terra que admiro:



Como critica fica o facto de nos prémios haver discriminação entre as categorias existentes nos masculinos e o femininos. Não me parece fazer sentido que havendo necessidade de cada vez mais envolver as mulheres nas práticas desportivas, haja no sector masculino escalões de veteranos por idades e nos femininos não. A questão de igualdade entre género tem que ser debelada numa prova desta categoria.

Para recordar fica o meu registo de 1:23:02, 140º da geral e 20º M45 que me deixa particularmente feliz e com pensamento positivo.



Agora é desfrutar do que falta treinar, participar na Meia Maratona de Coimbra com os fantásticos atletas Guarda Runners, e pensar que Porto é já ali...
Mas Isso são outros Passos de Corrida...





Sem comentários:

Enviar um comentário