Acerca de mim

A minha foto
Um blog escrito para partilhar a todos os corredores as minhas experiências. Meu nome é Rui Alves e moro na Guarda, Portugal, onde desfruto do que considero ser um bom aliado dos treinos - altitude. Tenho 47 anos de idade e comecei a correr aos 42. Fiz a minha primeira meia maratona a 9 de Janeiro de 2015 em Amarante, a minha terra Natal e desde então tenho desenvolvido uma paixão constante por ser melhor, aprendendo todos os dias algo de novo. Pretendo partilhar as experiências e os erros que vou vivendo e cometendo de forma a poderem ser alvo de interesse na comunidade do "Running". Espero que aproveitem a viagem e o destino destes "Passos de Corrida".

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

E depois da 1ª Meia Maratona Running Wonders? Nada?

É com tristeza que vejo confirmada a saída da Guarda do circuito de meias maratonas Running Wonders.



Tenho tristeza principalmente por haver 3 razões para que tal facto não acontecesse:

- Pela primeira vez, tinha sido realizado um evento desportivo que colocava a Guarda no mapa dos eventos nacionais, com projecção para o exterior de uma forma muito eficaz. Não haverá quantificação possível do retorno que uma prova destas trás para a cidade, nem da capacidade que estas provas (Meias Maratonas Running Wonders), têm em poder dinamizar a economia local, no entanto parece-me ser elevada. Idêntica a esta projecção mediática só mesmo a Volta a Portugal em Bicicleta.  



- Terá sido a única vez na Guarda houve um evento desportivo que juntou um milhar de atletas prontos para desfrutar de uma corrida com atletas de elite. Bem sabemos o quanto nos dá alegria estar junto e correr com os nossos campeões, bem como receber os restantes atletas de renome de todo o país.



- Este evento desportivo dinamizou uma cidade para a prática desportiva, nomeadamente na vertente da corrida, onde durante meses, grupos de pessoas, individuais ou colectivamente  se prepararam para participar nesta prova. Fica por vezes a ideia que a Meia Maratona se resume ao dia da prova, mas sabem bem, que a dinâmica e empenho para a prova acontece por vários meses que antecedem a prova dando vida a uma cidade com apetência para a inércia.


Assim ficam as dúvidas sobre as razões que a cidade da Guarda saiu do circuito das Meias Maratonas Running Wonders e seria justo para todos os corredores e apoiantes que orgulhosamente “amaram” esta prova, que existisse uma explicação com as razões para que tal acontecesse. De momento a ideia que fica é que se entrou num projecto de forma avulsa e pouco ponderada, num ano em que (curiosamente) havia eleições, sem perspectiva de continuidade no projecto. E como tal, se as razões que sustentaram a prova desapareceram, acaba por ser normal que a mesma acabe.  

Numa cidade que desportivamente passa muito, por marcar passo, esta notícia é sem dúvida um “Passos atrás”.

Sem comentários:

Enviar um comentário