Acerca de mim

A minha foto
Um blog escrito para partilhar a todos os corredores as minhas experiências. Meu nome é Rui Alves e moro na Guarda, Portugal, onde desfruto do que considero ser um bom aliado dos treinos - altitude. Tenho 47 anos de idade e comecei a correr aos 42. Fiz a minha primeira meia maratona a 9 de Janeiro de 2015 em Amarante, a minha terra Natal e desde então tenho desenvolvido uma paixão constante por ser melhor, aprendendo todos os dias algo de novo. Pretendo partilhar as experiências e os erros que vou vivendo e cometendo de forma a poderem ser alvo de interesse na comunidade do "Running". Espero que aproveitem a viagem e o destino destes "Passos de Corrida".

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

"Fanboy" da POLAR - Parte 1

Sendo um corredor que usa um equipamento da Polar e que recomenda o mesmo, vou explicar o porquê de eu gostar tanto da Polar ( o equipamento em detalhe falarei na Parte 2).
Especificamente escrevo agora sobre a interface web que a Polar disponibiliza ao seus utilizadores.

O equipamento que utilizo já há mais de 3 anos é o M400 (com banda de sensor de frequência cardíaca) , mas já há uma nova versão deste relógio, o M430 que tem o sensor incorporado. Esta particularidade é importante para retirar o máximo aproveitamentos dos treinos.


Ao utilizador da Polar é disponibilizado o https://flow.polar.com/ que depois de registo e login fica assim disponível:
Na vertente social existem três áreas:
COMUNIDADE -  onde é possível aderir a comunidades ou criar a nossa própria comunidade.




FEED -  onde estão disponíveis as nossas actividades ou as actividades de quem seguimos.

EXPLORAR - onde permitia (antes do RGPD) pesquisar corredores e actividade de utilizadores POLAR

Os treinos ou actividades, são apresentados por:

DIARIO - Possível de ver as actividades por dia, semana ou mês.


Histórico de treino de todo o tipo de desporto.

Uma análise gráfica da actividade diária, onde é também contemplado também o sono e qualidade do mesmo, sessões de treino, carimbos de inactividade e até estimativa de calorias gastas no dia.

Pode-se avaliar graficamente o estado de recuperação.

PROGRESSO:
Onde se pode analisar os treinos realizados, a que ritmos,  frequências cardíacas....

Mas também pode-se personalizar muito mais aspectos de visualização e análise dependendo do interesse de cada um.

O relatório de actividade também é bastante personalizado e possível de detalhar também

É apresentado também, talvez o item mais importante para os corredores que querem seguir os seus treinos e evoluir do Relatório do "Running Index".

Esta é a explicação da Polar para o Running Index, que eu acho muito interessante:

Para os utilizadores Polar é possível criar planos de treino com objectivos de prova.
Estes planos de treino podem ser incorporados com treinos específicos de força, mobilidade ou flexibilidade muito recomendados pela Polar, inclusive com vídeos de exercícios.

O plano de treino é actualizado automaticamente sempre que é feita um sincronização e se for caso disso são dadas pelo programa recomendações em relação ao treino realizado.

A definição de tipo de treino a fazer, os perfis de desporto e toda a personalização é feita na área do utilizador em definições.



Os perfis de desporto são muito extensos e vão desde a corrida, ciclimo, natação, caminhada, badminton, crossfit, etç,etç,etç

Sendo que dentro de cada perfil de desporto é possível escolher quais os dados que queremos que esteja visível no mostrador do relógio para cada perfil de desporto.
Sendo que para corrida será importante, por exemplo, ter o ritmo, frequência cardíaca, tempo por volta, distância, etç.
Num Crossfit bastará ter o tempo de treino e a frequência cardíaca. Ou seja tudo é facilmente possível de personalizar no interface de um utilizador da polar.
O programa permite sincronizar as actividades em automático com algumas redes sociais em automático, no entanto se houver necessidade de sincronizar com outra rede é possível usar o SyncMytrack (já explicado anteriormente).

Por ser um interface muito simples de utilizar e bastante intuitivo para qualquer utilizador, com pormenores e características muito próprias da marca Polar eu recomendo muito a utilização desta marca e os equipamentos da mesma, em breve deixarei a minha opinião sobre o Polar M400 que uso a mais de 3 anos, e o seu sucessor dos quais já recolhi alguma informações. Mas isso fica para próximos passos...

Sem comentários:

Enviar um comentário